Olá, eu sou o Sabichão do Externato de Vila Meã. Vivo na biblioteca e é aqui que me podes visitar sempre que o desejes. Podes ver-me no meio dos livros, junto aos computadores, no meio dos jogos ou até neste blog...Estou à tua espera! Vem visitar-me!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A PÁSCOA NA MINHA ALDEIA

Em Abril de 2009 tive a oportunidade de participar na Visita Pascal, ao ser um dos elementos do compasso.
O Juiz da Cruz foi um tio meu e convidou-me para ajudar em todas as cerimónias e tradições que envolvem a Páscoa da minha terra.
O dia começou um pouco cinzento, mas o sol apareceu e tornou o dia agradável e temperado.
 Houve uma pequena celebração na igreja e a seguir tomamos o pequeno-almoço em conjunto.
Eram quatro cruzes que, ao som do repenicar dos sinos, seguiram caminho em diferentes direcções da minha freguesia. Todo o dia andei de casa em casa, de rua em rua, a levar o “Senhor” a cada família. Apenas parei para almoçar e aproveitei para descansar um pouco.
No final reunimo-nos novamente na igreja para uma última celebração.
Terminamos todos num grande jantar oferecido pelo Juiz da Cruz, como agradecimento a todos os que colaboraram e tornaram possível o dia de Páscoa.
Ainda me lembro dos quilómetros que percorri e as pessoas que conheci. Também me recordo o quanto fui bem recebida em todas as casas que entrei, oferecendo-me de comer, de beber e guloseimas!
Foi um dia inesquecível, muito divertido e em que vivi novas experiências.

Carolina de Campos Carvalho
                            5º B    Nº 11

Sem comentários:

Enviar um comentário