Olá, eu sou o Sabichão do Externato de Vila Meã. Vivo na biblioteca e é aqui que me podes visitar sempre que o desejes. Podes ver-me no meio dos livros, junto aos computadores, no meio dos jogos ou até neste blog...Estou à tua espera! Vem visitar-me!

terça-feira, 15 de março de 2011

A pata e o rato

 
 Era uma vez uma pata que nadava no seu grande lago azul puro. A senhora pata encontrou um rato pequeno.
 A senhora pata para começar a conversar com o senhor ratinho disse – lhe :
 - Como  está  o senhor ratinho  ?
-Bem. E você?
-Eu estou bem!
-Olhe, Dona  pata , como nós somos  amigos há muito tempo, porque  é  que não  vamos jantar os dois ?
 A senhora pata com um ar muito empertigado  comentou :
-Comer na sua casa, e comer só queijo, nem pensar!  Vamos comer em minha casa um banquete  com ervas e  água doce .
- Mas eu não como ervas .  Nem sequer gosto de água doce.
-Olhe arranje-se , porque eu  não vou a  casa de um rato com uma casa sem tapetes que nem uma decoração moderna tem! -  respondeu  ela toda furiosa.
O senhor rato ficou triste.  Então ele foi logo à  loja “ratos e ratinhos” comprar uns tapetes e a mobília  da nova colecção. Passado algum tempo, o senhor rato passou em frente ao lago com umas roupas novas  . E a pata falou :
- Ora , ora que diria , o menino rato com umas roupas na moda .
- Já fala para mim, eu vou – me já embora!
A dona pata fula, convidou as aves todas para uma festa no lago. E então o senhor rato passou em frente do lago e viu a festa e ele disse  para si mesmo :
-Já sei o que vou fazer , vou o passar perto da  pata e vou fingir que não a conheço  de lado nenhum , mas não posso fazer uma cara de triste ou zangado .
Então o senhor rato assim fez . A pata ficou fula e quis acabar logo com a brincadeira , mas não podia .
Então o rato convidou todos os animais da cidade dos “ animal , animaizinhos “ ...  só não convidou  a pata. No dia da festa a pata queria entrar na festa, mas não tinha convite . A pata, fula  e com inveja disse para ela mesma :
-Vingança é uma coisa muito má .
Por isso não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti . 

 
Beatriz           5º A
FIM

4 comentários:

  1. O meu filho adorou esta fábula! Parabéns!!

    ResponderEliminar
  2. Adorei esta fábula.Parabéns a esta menina,a minha filha também adorou,continua.

    ResponderEliminar
  3. Bea está uau adorei nem tenho palavras!


    Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. esta maravilhosa mas tem erros

    ResponderEliminar