Olá, eu sou o Sabichão do Externato de Vila Meã. Vivo na biblioteca e é aqui que me podes visitar sempre que o desejes. Podes ver-me no meio dos livros, junto aos computadores, no meio dos jogos ou até neste blog...Estou à tua espera! Vem visitar-me!

quinta-feira, 31 de março de 2011




São três meninas a brincar               
Quando a menina leitura
Se pôs a discursar:
- Eu sou a melhor,
Pois toda a gente me procura
Levo as gentes deste Mundo
Nas viagens que é a Leitura!

Com isto a Natureza,                        
Já com os ramos a abanar
Furiosa com o que a Leitura disse
Pôs-se a disparatar:
- Aí te enganas minha amiga!
Eu é que tenho a beleza,
Mas afinal quem és tu
Para contrariares a “Mãe Natureza”?

 Intrometeu-se então,               
Enervando -se sem alegria,
Começou a gritar
A D. Energia:
- As crianças e os adultos adoram – me.
Vejam lá o que estão para aí a dizer
Não vêem que eu sou especial
Sem mim nada conseguem fazer!

Zangadas e bastante chateadas
Cada uma para o seu cantinho
Com as pernas entre o rabo
Desapareceram num instantinho.

Foram pela floresta…
Onde encontraram um escritor          
Muito desanimado
Com a cabeça a deitar vapor!

A Energia interveio
E resolveu perguntar:
- O que se passa consigo ?
Eu posso ajudar?



- Não sei, não sei;
Estou sem alegria.
Mas, se calhar
Podias dar-me a tua energia?

Deu-lhe a sua energia
Mas um barulho logo apareceu
Era a Natureza
Que também se intrometeu!

Mas desta vez
O escritor chamado Joel
Necessitava de outra coisa…
… Papel !!!!

Mas a Natureza logo se disponibilizou
E uma árvore se soltou.
Agora já tinha papel
Mas, alguma coisa faltou.

Ele dizia muito intrigado
- Já tenho energia para escrever,
Papel para registar,
Mas como consigo ler?

Foi então que um barulho
Surgiu na imensidão
Era a D. Leitura
Que vinha resolver a situação!

Depois tudo se resolveu
E o escritor estava muito agradecido
Um lanche com várias frutas
Já estava prometido.

Com isto as três aprenderam:
Que são todas especiais…
Todas muito diferentes
Como elas não há iguais!                                       

                                  
Ana Isabel 5º A

Sem comentários:

Enviar um comentário